O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

Whatsapp(11) 98692-0716

   

Inserindo vídeos no Moodle 2.8

Dentre as ferramentas que a plataforma coloca à disposição do usuário têm-se a possibilidade de inserir vídeos, seja de fonte própria, como arquivos pessoais, ou fontes como o Youtube. O uso de vídeo em sala de aula facilita, em muito, a absorção do conteúdo por parte dos alunos.

Isso porque, associar um vídeo a uma aula serve como material complementar e a fixação da matéria se dá de forma mais leve. O uso de vídeo na EAD é uma das grandes vantagens desse sistema de ensino e deve ser explorada ao máximo, quando o conteúdo da aula tem um exemplo visual a ser compartilhado.
 

Como inserir vídeos no Moodle 2.8

Embora a plataforma Moodle seja autoexplicativa e de fácil navegabilidade, as informações que vamos discorrer abaixo podem auxiliar na hora de inserir um vídeo. Antes de começar o envio, é preciso selecionar o endereço do vídeo a ser utilizado. Tomemos como base um vídeo do Youtube – é importante lembrar que, para finalidades acadêmicas, pode-se usar o material extraído do Youtube sem ferir os direitos autorais.

 

 

Contudo, é sempre bom conferir se o vídeo é de licença de uso Creative Commons, o que permite liberdade de utilização. Ao escolher um vídeo no Youtube, dê prioridade àqueles cujos direitos autorais são previamente liberados.

O próximo passo a ser dado para a inserção do vídeo é: Copie do Youtube o código do vídeo que será inserido (esse dado pode ser conseguido na parte de baixo do vídeo, dentro da opção "compartilhar"), depois clique em Incorporar e copie o código Iframe. Em seguida, entre em sua plataforma e procure, no menu superior direito do seu Moodle, o link "ativar edição".

 

Código Iframe do Youtube

 

Na sequência, vá até a parte debaixo da tela, onde se encontram as opções para ação de inserção de material e selecione "incluir sumário" (essa opção está praticamente no meio da tela da interface do Moodle). Você verá que vai aparecer uma tela de edição de texto. Acima dessa tela, de caixa de texto, existem alguns comandos. Selecione, no menu acima da caixa de texto, a opção "passar o código html".

 

Inserindo vídeo no sumário

 

Em seguida, cole o código na caixa de textos e vá para a parte de baixo da tela, próximo ao rodapé. Clique em "salvar as mudanças".

Volte para a primeira página do Moodle, onde você escolheu "ativar seleção" e confira se o vídeo está anexado ao material. Por fim, certifique-se de que ele está rodando normalmente e pronto: o vídeo foi inserido em sua sala de aula da plataforma Moodle!


Quer ter mais dicas sobre funcionalidades da plataforma Moodle? Não deixe de acompanhar o nosso blog e tudo o que vem por aí! Abraços!

Curta no Facebook!

Curso básico de Moodle 2.8 grátis

Serviço Instalação Moodle na Prática

Hospedagem Moodle

Top of Page